segunda-feira, 4 de maio de 2009

A História e Origem da Família MEIRELLES.


História
Os cognomes, apelidos, sobrenomes ou nomes de família já eram utilizados na antigüidade, dizem os especialistas que o primeiro povo conhecido a se utilizar de sobrenomes foram os chineses.
Entre as historias mais famosas distingue-se a do imperador Fushi que decretou o uso de sobrenomes (ou nomes de familia) no ano 2850 a.C.
Os romanos possuíam um sistema próprio de distinguir uma pessoa de outra pelo nome e por outros apostos a ele, pela historia desse povo, julga-se que este sistema tenha surgido em épocas remotas e que já fosse de uso comum logo após o inicio da expansão do poderio de Roma, os romanos possuíam um sistema pelo qual identificavam no nome do indivíduo qual seu clã de origem, foi uma forma de se identificar um grupo familiar em especifico, porem, com a queda do Império Romano em 476 d.C. este sistema virtualmente deixou de existir, caindo em desuso.
Na idade média (476-1453) passou, pois, a vigorar tão somente o nome de batismo para designar, distinguir e caracterizar as pessoas. Fala-se em nome de batismo porque, na época da queda do Império Romano Ocidental, a península itálica já era praticamente toda cristã. Por outro lado, os povos invasores foram cristianizados em massa no período que se segue à desagregação do Império. O cristianismo se tornou um elemento aglutinador que aproximou todos estes povos.
O estabelecimento de vários povos estrangeiros introduziu uma grande variedade de nomes e palavras que paulatinamente foram sendo latinizadas, salienta-se que os povos estrangeiros não possuíam a tradição da sobrenominização das pessoas, fato este que influiu sistematicamente no abandono de tal costume.
O aporte de grande acervo de novos nomes, trazidos pelos povos invasores, principalmente germânicos, o abandono da sistemática latina de individualizar pessoas, a influencia do cristianismo que difundia os nomes de seus mártires e santos criaram uma confusão generalizada. Os nomes se repetiam com freqüência o que tornava difícil distinguir um indivíduo de outro.
Surgiu então a necessidade de se estabelecer uma modalidade para se distinguir um cidadão do outro, para tal finalidade foram criadas algumas formulas que auxiliavam em tal distinção.
Na verdade, não foram estabelecidas normas baixadas pôr autoridades, mas sim o surgimento de um modo espontâneo na pena do escrivão, no convívio social e na linguagem popular que inventava formas para distinguir os dez ou vinte Johannes (João) que viviam na mesma comunidade.
Os primeiros registros do uso de sobrenomes familiares como hoje os conhecemos foram encontrados por volta do século VIII, ou seja após o ano 701 d.C.
Na Inglaterra por exemplo, só passaram a ser usados depois de sua conquista pelos normandos, no ano de 1066. Foi só no inicio do renascimento que os cognomes voltaram a ter aceitação geral.
No ano de 1563, o Concílio de Trento concretizou a adoção de sobrenomes, ao estabelecer nas igrejas os registros batismais, que exigiam, além do nome de batismo, que teria de ser um nome cristão, de santo ou santa, um sobrenome, ou nome de família.

Origens

Sobrenome de origem toponímica, tirado da propriedade da família. Cortesão tirou da baixa latinidade majorellus, com dúvida.
Formas antigas: Mayareles, Maioreles. Guérios, com dúvida, deriva de Meira (Antenor Nascentes, II, 197).
O sobrenome familiar Meireles foi classificado como sendo um toponímico, palavra derivada do grego, composto de "tópos" (lugar) + "nomos", nome: designação dos nomes próprios de lugares ou acidentes geográficos.
Nestes casos, topônimos nada tem a ver, diretamente, com apelidos da família mas, sim com o estudo da origem dos nomes de acidentes geográficos que, pôr sua vez foram adotados como sobrenome em muitas famílias.
Os sobrenome englobados sob o titulo de toponímico são geralmente mais fáceis de serem reconhecidos do que os demais, pelo fato de se reportarem a um determinado local, a um espaço físico, a um ponto de referencia especifico, situado no tempo e no espaço.
Grande parte dos toponímicos se originou diretamente da denominação de uma cidade, de um povoado ou de uma região, normalmente o uso como sobrenome familiar repete o próprio nome da localidade ou faz uso do gentílico.
Ao mesmo tempo devemos salientar que muitas outras famílias, nascidas nestas localidades, também adotaram-na como sobrenome familiar, desta forma nunca pode-se afirmar que duas pessoas que se utilizem do mesmo toponímico como sobrenome sejam parentes sem antes fazer uma averiguação detalhada em suas arvores genealógicas.
Sobrenome português, classificado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica, Meireles seria um morador de Meira, nome de uma localidade provavelmente espanhola. Acredita-se que a família Meireles foi iniciada através da família Meira a qual vem de Pedro de Novaes ( o velho ), rico homem de el-rei D.Sancho II. (Mansur Guerios) Esta família tem seu solar na quinta de Meireles. O primeiro que teve este sobrenome foi Nuno Anes de Meireles, filho de D. João de Chacim, que viveu no tempo de D. Fernando I, fal. em 1383, rei de Portugal(Antenor Nascentes, II, 64).

93 comentários:

  1. É isso aí, Gil! RESGATAR A MEMÓRIA É UMA FORMA DE HOMENAGEAR NOSSOS ANTEPASSADOS E GARANTIR A CONTINUIDADE DA HISTÓRIA;
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Meu avo materno chamava se ,CARLOS MARTINEZ MEIRELLES , nasceu em Oviedo .. ESPANHA.

      meu bisavo paterno chamava JOAO CARLOS GOMES FERREIRA veio de Lisboa PORTUGAL

      acho que sera muito facil descobrir a arvore da minha familia ...

      Excluir
    3. Rodrigo meu avó se chamava Walter Gomes Meirelles , filho de Alexandre Gomes Meirelles e Ignez da Conceição Meirelles. Estou atrás dos meus antepassados.

      Excluir
  2. Meu falecido avô era Diran Meireles klein e ele sempre me falava que o sobre nome meireles tanto como klein são de origem judias.

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc. Meireles está na família judia "Sashim". Veja no site: http://genforum.genealogy.com/meirelles/messages/49.html

      Excluir
    2. BOA TARDE ,TENHO A HISTÓRIA SOBRE A RELAÇÃO DO NOME MEIRELLES COM A ORIGEM JUDIA.SOMOS NOVOS CRISTÃOS.A ORIGEM E SASHIM DEPOIS POR PERSEGUIÇÕES RELIGIOSAS,MUDARAM PARA MEIRELLES.CARLOS AUGUSTO MEIRELES GUIMARÃES.

      Excluir
    3. BOA TARDE ,TENHO A HISTÓRIA SOBRE A RELAÇÃO DO NOME MEIRELLES COM A ORIGEM JUDIA.SOMOS NOVOS CRISTÃOS.A ORIGEM E SASHIM DEPOIS POR PERSEGUIÇÕES RELIGIOSAS,MUDARAM PARA MEIRELLES.CARLOS AUGUSTO MEIRELES GUIMARÃES.

      Excluir
  3. Virgílio Meirelles de Souza, meu falecido avô materno, militar e ex-combatente morreu no ano de 1949. Deixou minha avó(falecida) viúva com seis filhos. Atualmente a minha mãe é a única pessoa que resta desta família.
    Seria possível através do nome do meu avô, saber se existem descendentes vivos dos Meirelles?

    Grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cátia. Minha família também é Meireles de Souza. Estou tentando montar a árvore.

      Excluir
  4. Muito bom cara, esclarecedor mesmo. Nunca tinha visto nada q resgatasse a origem desse belo sobrenome! Valeu!!

    ResponderExcluir
  5. antonio da silva . meu pai , ja falecido era jose meireles da silva , nascido em palmeiras dos indios , alagoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gutti, meu pai chame-se Genésio Meireles de Souza, filho de Francisco Meireles de Souza. Meu pai mora em Palmeira dos Índios/AL mas me fala que veio de Bom Conselho/PE ainda criança, ha mais de 80 anos.
      Contato adilsonsouza1010@msn.com

      Excluir
    2. Adilson, tambem estou investigando a origem da nossa familia, o nosso avo Francisco Meireles me disse quando vivia que o seu pai Beraldo Meireles era capitao do mato (procuravam os escravos que fugiam). Essa funcao era permitida somente para os potugueses da epoca ou seus filhos.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Eu também estou buscando saber sobre minhas origens. Meu bisavô se chamava Francelino Meireles da Silva e minha avó, filha dele se chamava Osvaldina Meireles da Silva. Moraram em Curtibanos SC e outras cidades catarinenses, Curitiba e etc. Mas ta dificil de encontrar... documentos se perderam... uma pena!!! Se alguem souber algo entre em contato por favor.

      Excluir
    5. Olá pessoal...
      Meu parentesco com a família Meireles vem do meu pai...
      Eu descobri através de documentos que meu trisavô era de Avaré-SP, O nome dele era Francisco Meireles Mota e nasceu por volta de 1860.

      Excluir
  6. legal saber a nossa origem.gostaria de saber si tenho como encotrar tios desaparecidos com este sobrenome, que e rosalva meireles da siva e manoel meireles da silva ou parentes.sairam de palmeira dos indios ,alagoas.ha anos no pau de arara.

    ResponderExcluir
  7. Encontrei um site interessante de uma família meirelles de Portugal.

    http://www.familiameirelles.com

    ResponderExcluir
  8. eu me chamo gabriel tavares meirelles barbosa

    ResponderExcluir
  9. Esta família se ramificou demais por todo este país, eu me chamo Paulo Roger Barbosa Meirelles.

    ResponderExcluir
  10. Para catia , a minha família é Meireles de Souza!

    ResponderExcluir
  11. Sou o Marcos Meirelles e sempre soube desta versão em relação a origem do nome MEIRELLES.
    A origem está na família judia; Sashim que, no auge da perseguição aos judeus europeus se refugia num vale, no interior de Portugal. Ao perceber que muitos comentavam e questionavam sobre a família alertando, “mirem nelles” logo utilizam a questão para criar do nome De Meirelles. Quando questionados no vilarejo respondiam, somos da família De Meirelles. Com o aumento da perseguição europeia aos judeus, por volta do ano 1524, com a instauração da “santa inquisição”, os Meirelles vieram parar no Brasil entrando pelo nordeste. No século dezoito, por ocasião da fundação da cidade de Fortaleza quatro irmãos se desentendem e brigam por causa de terras, (herança), e passam a usar o nome de forma diferenciada: Meirelles, Meireles, De Meirelles, e De Meireles. Na verdade todos são da mesma família e têm a mesma origem. A história completa pode ser encontrada na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, sediada na Avenida Rio Branco, em frente à Praça da Cinelândia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 2· L também se perde nos registros, meu avó assinava o nome meirelles, os filhos e netos e demais familhares usam hoje só Meireles

      Excluir
    2. Silvania Alexandrina
      Meu avó materno Pedro Alexandrino de Meireles até hj a família não sabe origem , aliás nada a respeito.

      Excluir
  12. Contou meu avô, João Henrique Meirelles,já falecido, que os Meirelles do Rio Grande do Sul, seriam descendentes de irmãos que vieram de Portugal e ganharam terras na localidade de Camaquã, onde ainda vive uma família Meirelles. Dois, dos três, voltaram para Portugal, somente um ficou por aqui. Dizia ele que havia registros em nome dos Meirelles no batistério daquela localidade. Rubens Celso Meirelles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Rubens, sou Meirelles e meu bisavo foi um dos primeiros intendentes de la , o MAjor Lucio Meirelles.

      Excluir
    3. Meu nome é Marcielly, minha trisavó é Conceição MEIRELES, tb do Rio Grande do Sul. Gostaria de saber mais informações da sua família. Desde já, muito grata.

      Excluir
  13. MEU NOME É WILSON MEIRELES DE RAUL SOARES- MG, EU E MAIS 05 IRMÃOS SOMOS OS ÚLTIMOS DA GERAÇÃO DE MEU PAI ( FRANCISCO DE SOUZA MEIRELES)

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Vanessa Guimarães Meirelles. Neta de Humberto Meirelles se alguém ai tem parentesco com alguém com esse nome, gostaria muito de conhecer... ;-)

    ResponderExcluir
  15. Meu avô materno se chamava Joaquim Meirelles. Segundo diziam, tinha muitas terras em Minas Gerais. No final da vida foi morar em Bernardinho de Campos interior de SP, onde chegou a ser prefeito. Se alguém souber desse ramo da família, por favor me contatar.
    Jorge L. Meirelles Momesso. E-mail :jomom@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge...
      acho que minha familia pode ter alguma ligação com a sua ...
      Essa região que seu avô viveu era muito próximo de onde meus antepassados viveram também.
      Meu trisavô( Francisco Meireles Mota,+-1860) tem uma história de muitas terras em Minas também...
      Mas que veio embora para Avaré e ficando até sua morte naquela região.
      Precisa tentar descobrir o nome do pai do seu avô Joaquim...

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Meu nome é Cristiane Rodrigues de Meirelles estou começando a fazer uma arvore genealogica e tenho muitos dados sobre esta "familia" me parece que o ramo dos meireles aqui no Brasil está bem distribuido por todos os estados . No momento estou pesquisando o ramo que vem dado estado da Paraiba se alguem tiver noticia vou ter um imenso prazer de inclui lo em meu livro ( como ferreira Gaio disse Nobiliario) ate logo!
    cristiane_meirelescarvalho@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu sou Fábio Meireles, filho de Luiz Meireles, neto de Alexandrino Meireles. Chato é quando as pessoas perguntam "Meireles de quê" quando eu falo o meu nome, kkk.

    ResponderExcluir
  20. O Meu nome é FERNANDO SILVA MEIRELES, natural de Angeja - Albergaria-a-Velha, meu pai era JOSÉ MARIA MARTINS MEIRELES, natural de Silva Escura - Sever do Vouga e minha avó ENGRÁCIA DE JESUS MEIRELES, era natural de Alfarela de Jales (Vila Pouca de Aguiar - Portugal). Destes lados (Alfarela de Jales) não conheço ninguém, alguém conhece?

    ResponderExcluir
  21. Estudo um pouco sobre as origens JUDAICAS, meus sobrenomes sugerem que, do lado materno, sou descendente de familias judaicas (Ramos, Neves, Carvalho, Nogueira, Santos e Rodrigues). Conheci alguns Meirelles em Tambaú e Ribeirão Preto, no interior paulista. Eram e/ou continuam fazendeiros de gado e café. Hoje, sei que os filhos de Vavá Meirelles (Lourival Meirelles) vivem na cidade de São Paulo. Foram meus vizinhos, amigos e pessoas muito queridas dos tambauenses. Tenho saudades daquele pessoal, principalmente da mocinha mais linda (Marta) que conheci !!!

    ResponderExcluir
  22. Sou a Fátima Meireles
    4º avós - Francisco Meireles e Eugénia dos Anjos (1870)
    3º avós - João Meireles e Antónia dos Anjos
    2º avós - Francisco António Meireles e Maria do Rosário Evaristo
    Existe uma história de amor, ciume e crime sobre um Jorge Meireles e Flora Leite
    Alguém me sabe dizer mais alguma coisa sobre este ramo da árvore dos Meireles
    (Seixo de Manhoses) Vila Flor - Portugal

    ResponderExcluir
  23. MEU NOME É WALMIR SANDRO MEIRELES DA SILVA NASCI EM JOÃO PESSOA/PB NETO DE MANOEL RODRIGUES DE MEIRELES NASCIDO EM GUARABIRA/PB GOSTARIA DE SABER COMO FAZER UMA PESQUISA TIPO GENEALÓGICA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Walmir meu nome é cristiane estou fazendo minha arvore genealogica, estou pesquisando meu avó que é dai de guarabira o nome dele é Manoel Rodrigues de Meireles. Se voce poder me ajudar ou dar alguma informação meu email e malu_meirelles@yahoo.com

      Excluir
  24. MEU NOME É WALMIR SANDRO MEIRELES DA SILVA NASCI EM JOÃO PESSOA/PB NETO DE MANOEL RODRIGUES DE MEIRELES NASCIDO EM GUARABIRA/PB GOSTARIA DE SABER COMO FAZER UMA PESQUISA TIPO GENEALÓGICA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou buscando saber sobre minhas origens. Meu bisavô se chamava Francelino Meireles da Silva e minha avó, filha dele se chamava Osvaldina Meireles da Silva. Moraram em Curtibanos SC e outras cidades catarinenses, Curitiba e etc. Mas ta dificil de encontrar... documentos se perderam... uma pena!!! Se alguem souber algo entre em contato por favor.

      Excluir
  25. Meu nome e Francisca Gleice Meireles Rosa Castro sou tátara neta de Artur Meireles bisneta de Adelina Meireles e neta de Maria Lucia Meireles! sou da cidade de olho dagua das cunhas -MA minha família conta só algumas coisas o que eu sei e que ,eu tátara veio de Teresina -Pi e de la foram morra em Brejo e Anapurus -Ma! gostaria muito de saber sobre nossas raizes

    ResponderExcluir
  26. Meu nome e Francisca Gleice Meireles Rosa Castro sou tátara neta de Artur Meireles bisneta de Adelina Meireles e neta de Maria Lucia Meireles! sou da cidade de olho dagua das cunhas -MA minha família conta só algumas coisas o que eu sei e que ,eu tátara veio de Teresina -Pi e de la foram morra em Brejo e Anapurus -Ma! gostaria muito de saber sobre nossas raizes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu email e gleicehello@hotmail.com
      meu gmail e gleicehello.gm@gmail.com

      Excluir
    2. meu email e gleicehello@hotmail.com
      meu gmail e gleicehello.gm@gmail.com

      Excluir
  27. Meu nome e Francisca Gleice Meireles Rosa Castro sou tátara neta de Artur Meireles bisneta de Adelina Meireles e neta de Maria Lucia Meireles! sou da cidade de olho dagua das cunhas -MA minha família conta só algumas coisas o que eu sei e que ,eu tátara veio de Teresina -Pi e de la foram morra em Brejo e Anapurus -Ma! gostaria muito de saber sobre nossas raizes

    ResponderExcluir
  28. Oi sou Ketlyn Meireles Cavalcante de Goiânia - GO, neta de Maria de Lurdes Meireles. Queria saber se tem mais Meireles em Goiânia.

    ResponderExcluir
  29. Oi sou Ketlyn Meireles Cavalcante de Goiânia - GO, neta de Maria de Lurdes Meireles. Queria saber se tem mais Meireles em Goiânia.

    ResponderExcluir
  30. Sou Ronaldo Medeiros Meirelles, filho de Ronaldo Vieira Meirelles , neto de Antônio Dias Meirelles , bisneto de José Teixeira de Meirelles , trineto de Joaquim Esteves Ribeiro de Meirelles , tetraneto de Antônio Ribeiro de Meirelles e pentaneto de Manuel José de Meirelles . Minha família tem origem em Portugal , na região de porto , mais precisamente na Freguesia de Idães no Conselho de felgueiras, possuo as cópias de assentos de batismo e de casamento de quase todos os meus antepassados.está tudo digitalizado pelo arquivo da torre do tombo e arquivo do porto. Se tem alguém que tenha descendência dos Meirelles de Idães, entre em contato aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha avó era Santina Luis de Meireles tbm esto tentando faser a arvore genealogica

      Excluir
    2. Ronaldo Medeiros Meirelles,os Meireles da minha família,vieram de Portugal e ainda não sei de onde precisamente.
      Você que está bastante avançado na pesquisa,poderia me dar uma mãozinha por favor.
      Meu nome é João Paulo Lustosa de Meireles e meu e-mail é jplustosameireles@hotmail.com

      Excluir
    3. Que show eu n sei muito do São q meu avô é Wilson Torres de Meireles e a maioria da família era de sp

      Excluir
  31. Sou Martha Maria Meirelles Leite. Meu pai era Celso Junqueira Meirelles. Nascido em Baipendi sul de Minas. Ramo Das Três Ilhoas vindo de Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos da mesma descendencia e sou de Baependi. Tenho o livro dos Meirelles das 3 ilhoas. Estou no Face Hiram Pereira - Haras do Avanço. Entra lá.

      Excluir
  32. Meu nome é Clayton Henrique Nickelle Meirelles, sou filho de Gelson Azevedo Meirelles e Elocila Maria Nickelle Meirelles. Meus avós paternos eram João Henrique Meirelles e Carmen Lúcia Meirelles. Alguém aí mora em Camaquã e conhece os Meirelles dessa localidade?

    ResponderExcluir
  33. Nossa nunca pensei que existia tantos Meireles no Brasil eu só tinha visto a minha família que é Alves Meireles que curioso saber isto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De onde você seria? Tambem tenho Alves Meireles.

      Excluir
    2. Possuo Alves Meireles no Ceará. thiagomeirelescaetano@gmail.com

      Excluir
  34. Sou Daniel F Meireles Meu Avô paterno Honôrio Fidelles de Meirelles é de MG e Meu Pai Também, e aqui em São Paulo Zona Sul, tem muitos Meireles, centenas, que descendem de meu pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei q a família do meu avô morava em SP mas n sr o muito so fotos antigas

      Excluir
  35. Sou cristiane meirelles, meu pai é orlando meirelles , meu avô jose meirelles foi casado com Elvira pereira meirelles, sou de santos são paulo,gostaria de saber de que lugar de portugal meus avós vieram, se alguem puder me ajudar agradeço

    ResponderExcluir
  36. os primeiros meireles vindo de Portugal tinha os dois "ll" depois foram tirados um l pelos governos de Getúlio Vargas e atualmente podem ser com dois ou com um L. Aqui na minha cidade muitas ruas e avenidas são com o nome Meireles. Paracuru - Ceara

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Meu nome é Manoel Cesar Vieira de Meirelles, nasci na cidade do Rio de Janeiro e fui filho de Raul Fernandes Meirelles e Dinorah Vieira de Meirelles, eu não cheguei a conhecer o meu avô paterno Manoel Freire Meirelles e Guilhermina Fernandes Meirelles, gostaria de contatar com algum Meirelles da minha família.
    contatos através do e-mail: mcvmeirelles@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Manoel Cesar,
      Meu pai era sobrinho do Raul Fernandes Meirelles, que era irmão de minha avó Odette Fernandes Meirelles. Meu pai se chamava Gilberto de Meirelles Palhares. Sou sua prima de 2º grau.

      Excluir
    2. Boa tarde, Fabiola! Gostaria de fazer contato com você pra ter como trocar mensagens. Meu email é mcvmeirelles@gmail.com . Me interesso muito na historia da família Meirelles e adoraria conversar!

      Excluir
  39. Meu nome é Joaquim Meirelles Filho, nascido em Ceres, Goiás, em 1955, filho de Joaquim Cândido Meirelles, de Paracatu, MG. Nas famílias quase sempre há alguém que demonstra interesse em conhecer mais de suas origens. Como parece haver muitos que possuem algum ascendente com este sobrenome talvez uma boa ideia fosse continuarmos a utilizar inicialmente um meio eletrônico, como este aqui disponibilizado pelo Sr. Gil Meirelles, caso ele concorde, para colocarmos sugestões de como procedermos para ampliarmos este conhecimento. Isto é feito por outras famílias, por ser uma maneira mais prática. Tenho também outros parentes que já demonstraram esse interesse. Temos em mãos algum material sobre partes de famílias com nosso sobrenome. No Google Maps vê-se também que há um pequeno povoado, ao norte de Portugal, próximo à Vilas Boas, com esse nome, Meireles. Talvez uma possível opção fosse criarmos um site para isso, com funcionalidades como por exemplo, para serem disponibilizados os dados que cada pessoa tivesse. Com isso iríamos ampliando o volume de dados o que iria permitir, a quem desejasse, fazer análises e cruzamentos deles de forma a se poder ir construindo a história das famílias com esse sobrenome que vieram para o pais. Meu pai nos dizia, por informações obtidas ao longo da vida, que umas 3 ou 4 famílias teriam vindo, pelo menos em algum momento histórico, e se fixado em regiões do sul, sudeste e nordeste do Brasil. Até um próximo contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou buscando saber sobre minhas origens. Meu bisavô se chamava Francelino Meireles da Silva e minha avó, filha dele se chamava Osvaldina Meireles da Silva. Moraram em Curtibanos SC e outras cidades catarinenses, Curitiba e etc. Mas ta dificil de encontrar... documentos se perderam... uma pena!!! Se alguem souber algo entre em contato por favor. O site foi criado?

      Excluir
  40. Meu nome é Christianne Carneiro Monteiro Meirelles, filha de Evandro Rodrigues Meirelles, neta de Raymundo Meirelles.Moro no Rio de Janeiro, mas a origem familiar vem do norte ou nordeste do país.Estou buscando informações.

    ResponderExcluir
  41. Estou montando a árvore da família Rodrigues Meirelles, meu pai Evandro Rodrigues Meirelles

    ResponderExcluir
  42. Evandro Rodrigues Meirelles, filho de Raymundo Meirelles e Noemia Rodrigues Meirelles, avós maternos : Maria Rodrigues de Oliveira e Raymundo Rodrigues, avós paternos: José
    Meirelles e Caetana Meirelles

    ResponderExcluir
  43. Boa noite pessoal
    Meu nome é Paulo Roberto da Cunha Meireles filho de (Pai )José Alves Meireles (avô )Juvenal José de Meireles (bisavô) José Antônio de Meireles .
    Todos eram do Estado ds Paraíba Cidade de Sapé
    Pois se tiver algum dessa família entre em contato comigo tbm estou montando a árvore genealógica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo o sobrenome cunha seu provém da onde...pois estou procurando Maria
      meireles da cunha...algo a ver com voce

      Excluir
    2. Possuo Alves Meireles na arvore tambem, do Ceará. Meu whatsapp 085999505618

      Excluir
  44. olá estou a procura de Maria meireles moradora de bananeira ..Paraiba...ela seria parte da minha mãe..teve um romance com Dante...por favor família meireles dessa região me avisam...tinha um irmão almirante no rio de janeiro

    ResponderExcluir
  45. Lamentávelmente, a Dna. Maria Meirelles, não pertence ao mesmo galho da arvore dos Meirelles.
    O meu nome é Manoel Cesar Vieira de Meirelles,filho de Raul Fernandes Meirelles, neto de Manoel Freire Meirelles, moro no Rio de Janeiro,tenho 70anos, meu e-mail: mcvmeirelles@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. Sou Pâmela Meirelles de sao Leopoldo- Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir
  47. Gostaria muito de encontrar parentes da minha avó Ana Meirelles Guimarães. Só sei que nasceu em Santa Catarina e se casou com meu avô que era engenheiro agronômo no Rio de Janeiro - Olavo Azevedo Guimarães. Os documentos se perderam com o falecimento dos meus pais,mas tenho muita vontade de encontrar familiares da minha avó,se alguém puder me ajudar.agradeço.

    ResponderExcluir
  48. Meu avô chama Afonso Fernandes de Meirelles
    Da cidade miradouro mg seuspais e avós eram portugueses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrei essa história dos Meirelles
      Diz o Google que eles surgiram em Fortaleza na fundação da cidade virem de Portugal 4 irmãos que depois se desintenderam e espalhou pelo Brasil uns passou assinar o sobrenome com 1 L e outros com 2 LL ficou De Meirelles e De Meireles.

      Excluir
  49. queria saber minha origem e arvore ginealogica meu nome gerson luis lopes meirelles meu pai francelino meirelles opai do meu pai era antonio klen meirelles espero resposta no meu email.. luisgerson44@gmail.com

    ResponderExcluir
  50. Descobrir recentemente através do batisterio de minha mãe, que meus avós são meireles na Paraíba.

    ResponderExcluir
  51. Meu avô se chamava ALIPIO Meirelles Couto, filho de português que veio morar no Sul da Bahia, região de Caravelas.

    ResponderExcluir